29 de novembro de 2020

INSÔNIA 10 DICAS PARA DORMIR MELHOR

Insônia e ansiedade segunda parte

Nesta segunda parte sobre este assunto vamos falar mas um pouco sobre Insônia e ansiedade e tenta desvendar alguns mistério e buscar resultados.

Muitas pessoas sofrem deste mal e não tem ideia de como resolver, nossas dicas são baseadas em pesquisas e testadas antes de postar aqui no site por isso postamos aqui porque obtivemos resultados satisfatórios.

Entendo como funciona o copo e a mente humana

Embora pensamos ter controle sobre nosso corpo não poderíamos estar mais errados, nosso corpo e mente reage ao meio ambiente que vivemos e convivemos e alimentos que consumimos.

Ao acordar pela manhã acontece várias reações neurológicas e hormonais para começarmos bem o dia e com disposição para fazer nossas tarefas diárias.

luz solar

Para nossa mente ao acordamos e vemos a luz solar, nossa mente entende que é hora de despertar desencadeando várias reações diversas em nosso corpo e mente baixando e aumentando alguns hormônios para que tenhamos energia para o dia, este efeito é bem vindo pela manhã porque nos ajuda muito para que tenhamos um belo dia e bem disposto.

Sabemos que o sol é energia de várias formas e umas das que nos interessa para este estudo é a energia luminosa ou a (luz azul) sem entrar muito no assunto mas de forma mais leiga um faixa de frequência da luz azul produzida pelo sol ativa nosso mecanismos de despertar. 

Insônia e ansiedade Luz solar

Mas é um efeito indesejado durante o período noturno.

Se não tem sol ao anoitecer como a luz azul pode afetar meu sono?

Embora as pessoas não tem ideia mas ainda mesmo com o cair da noite ainda ficamos exposto a luz azul como se tivéssemos acabado de acordar e inibindo o hormônio chamado melatonina responsável pelo sono.

Ainda continuamos exposto e esta frequência de luz graças a equipamentos domésticos eletrônicos.

Influencia de equipamentos eletrônicos.

A influência de equipamentos eletrônicos na produção de melatonina do corpo humano tais como celulares, tablet, computadores, TV, luz e LEDs etc…

Estes eletrônicos produz um faixa de luz parecida com a faixa de frequência de  luz  parecida com a luz do sol (luz azul) inibindo a produção do corpo de melatonina que um hormônio essencial para que possamos dormir, ao ficar exposto a estes tipos de equipamentos nosso corpo entende que tem que ficar ativo e quando vamos dormir nosso corpo tem uma dose muito baixa ainda de melatonina, e quando conhecemos a famosa insônia e acabamos dormindo depois de horas deitado por exaustão.

Insônia e ansiedade e estresse

insônia
Cabeças cheia de pensamentos insônia

A insônia anda de mãos dadas com a ansiedade pelo fato de não conseguir dormir como isso vem os pensamentos perturbadores, por não dormir bem vem o estresse ninguém acorda bem disposto e com humor depois de uma noite mal dormida, o sono reparador é muito importante para nossa saúde mental e do corpo em um modo geral.

Dicas oque evitar para dormir bem?

Evite estimulantes como cafeína depois das 16h e eletrônicos tais como celulares, tablet, computadores, TV, luz e LEDs etc…

Lembramos como  mencionamos não só o café contém cafeína como vários tipos de chá contem mas cafeína que o próprio café

Usando eletrônicos de forma não tão prejudicial a saúde do sono!

Pouca gente sabe mas celulares, computador com Windows 10 e tvs mas modernas vem com filtro de luz azul para descansar os olhos e não atrapalhar a produção de melatonina  (consulte o manual do fabricante para ver se este recurso está disponível no seu equipamento) no caso do celular se não tiver este recurso ativo basta apenas baixar na Play Store , no Windows 10 este recurso está disponível com o nome de luz noturna.

Ativar luz noturna Windows 10
Ativar luz noturna Windows 10

Quanto as TVs depende mesmo de cada fabricante, caso o recurso existe consulte o manual da TV este recursos pode ter vários nomes como filtro de luz azul ou  modo descanso dos olhos enfim para resumir a tela do equipamento com este recurso ativado ela fica meio amarelada.

Vale ressaltar que a exposição por tempo prolongado em frente a uma tela de computador ou celular ou TV danifica os olhos.

LUZ DE LEDS E LAMPADAS DE LUZ BRANCA

Já reparou que lâmpadas de LEDs e algumas outras tem a luz bem branquinha então passa a luz azul de frequência indesejada a noite inibindo também o sono, claro que não é como se tivesse usando o celular ou vendo TV ou de frente com uma tela de computador.

Nossa dica

Para quem tem insônia que é nosso tema desta página evite luz branca no quarto (lugar de repouso) se sua TV não tiver o recurso de desativar azul evite usar pelo menos 3hs  á 4hs antes de se deita ative o recurso de desativar luz azul no celular ou  computador, evitar consumir alimentos ou bebidas estimulantes no período noturno depois das 18hs, alguns legumes são ótimos como alface ou sucos como  o de maracujá que tem efeito calmante e outros.

Seguindo estas dicas é bem provável que terá êxito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *